Pula a fogueira!
postado às 19h38 por Cristiane Tavares | 9 comentários
Ah, festa junina! Lembro-me dos ensaios na escola para dançar a quadrilha, das idas à costureira para fazer meu vestido, da maquiagem pra ficar com cara de caipira, do cheiro do quentão (apesar de não bebê-lo). Amo festa junina. Adoro o som da sanfona e do triângulo. Pena que aqui em São Paulo não tem mais festa legal. Algumas de rua, mas que tem bingo no lugar de quadrilha. Pára né.
Sabe porque a festa é “junina”? Óbvio que é porque acontece em junho, mas também porque ela teria origem em países católicos da Europa e seria homenagem a São João. Na verdade, a festa era chamada de “joanina”.
Aí ela foi trazida pra cá pelos portugueses (ao menos uma boa herança!) que acabou se misturando aos demais costumes europeus na época colonial.
A dança marcada da quadrilha, com aqueles passinhos, veio da França. É uma característica típica das danças nobres.
Já o hábito de soltar fogos veio da China, região onde teria surgido a manipulação da pólvora para fabricação desses artefatos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Depois tudo se misturou às característica das diversas regiões do Brasil, sendo que o nordeste é o campeão das festas juninas. E por que lá? O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
O turismo também se anima nessa época. Muita gente sobe o mapa pra se divertir. Queria eu ir pra Campina Grande, na Paraíba, onde tem a maior festa de São João do mundo!
Como é realizada num mês frio (e bota frio nisso) a fogueira nos salva do congelamento. Mas porque me diziam que quem fica perto do fogo, faz xixi na cama? Afff...coisa da minha bisavó.
E as brincadeiras? Pau de sebo, correio elegante, prisão. Pena que não pode mais soltar balão. Mas chinesinho pode né? Solta aqui e ele cai na próxima esquina. Biribinha também.
E a comida? nham nham Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos
E as simpatias? São várias. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, domingo agora, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
E as músicas? A minha preferida, que eu dançava na escola, é “O sanfoneiro só tocava isso” (Tonico e Tinoco).
Ei, quem quiser me convidar pra dançar quadrilha em algum lugar, eu vou. Vou de hômi, de muié, de noivinha ou padre. Tanto faz. O importante é se divertir!
Abaixo a música que falei. E a letra, pra já ir aprendendo.
Vejo ocêis num arraiá quarquer!
essa de azul sou eu em 1986 na festa junina do Colégio Santa Catarina
O sanfoneiro só tocava isso
O baile lá na roça foi até o sol raiar
A casa estava cheia, mar se podia andar
Estava tão gostoso aquele reboliço
Mas é que o sanfoneiro, só tocava isso
De vez em quando arguém vinha pedindo pra mudar
O sanfoneiro ria querendo agradar
Diabo que a sanfona tinha quarquer inguiço
Mais é que o sanfoneiro, só tocava isso
posts anteriores: www.novabrasilfm.com.br/blog/cristiane-tavares
visite também: http://cristiane-tavares.blogspot.com
Eumides dos Santos Silva - sexta-feira, 25 de junho de 2010 | 22h38
é mesmo... os ensaios de quadrilhas eram o mais irritantes pq os seus pais iam só pta tirar akelas fotos q vc leva pra sempre!!! haha quem é q numt em uma foto de quadrilha q ja dançou???? Eu tenho um monte, e parece que todo mundo tem!!!
Juliana Santos Moreira - quinta-feira, 24 de junho de 2010 | 17h29
Olha isso é muito verdade mesmo, dificilmente se fazem Festas Juninas Tradicionais com o verdadeiro Forró Pé-de-Serra, Comidas Típicas e todos vestidos tipicamente, mais eu tenho muito orgulho de dizer q a minha familia ainda faz todo ano aqui em Sampa!!!
Marcelo Roberto Masselli - terça-feira, 22 de junho de 2010 | 09h38
Oi Cris, esta época antigamente me fazia feliz, hoje me deixa muito triste. Fico muito chateado quando vejo uma criança vestida de cowboy dançando country numa festa tradicional como a junina. O que está acontecendo com nossa cultura???
Rodrigo Ferreira Silva - terça-feira, 22 de junho de 2010 | 00h02
Olá Cris, também gosto muito de Festa Junina, fiquei muito chateado de não conseguir ir na festa do meu antigo Colégio São Francisco Xavier e como você sabe é um colégio Católico e esta festa reúne muitos ex-alunos...ai que saudades!! Sucesso...Ferrerinha
geraldo alves de moura - segunda, 21 de junho de 2010 | 19h01
Mas Cris, essa música é maravilhosa, kkkkkk muito bem lembrado, e dá uma saudade viu!!! Abs Gera
Ricardo Augusto Santos da Silva - sexta-feira, 18 de junho de 2010 | 08h58
Que menina bonitinha! rsrs. Hoje em dia as festas populares são diferentes das antigas. Tudo muda, quase nada se mantém. Ainda na minha época tinha algo livre de coisas atuais, como funk e bala perdida. Mas é isso. Ache seu parceiro(a) e divirta-se! Bjs!
ELIOMAR TEIXEIRA DO NASCIMENTO - quinta-feira, 17 de junho de 2010 | 22h35
bom dia a todos eu morro em salvador e amo o sao joão, forro e muitas comidas tipicas rsrssr saudades do meu tempo de criança
Rosilene Pego de Freitas - segunda, 14 de junho de 2010 | 15h59
Oi Cris, nem me fala... tenho saudades também deste tempo, hoje em dia até funk eles tocam nas festas juninas, acho que nunca será como antes...beijos!!
Elaine S Dias - sábado, 12 de junho de 2010 | 23h41
Ah! Cris!!! Tenho fotos assim tb.... eita tempo bom!!!! Realmente hoje em dia não temos mais boas festas!!! E valeu pelas informações, realmente não sabia quase nada sobre a origem da festa!!! BjoO
digg
delicious
facebook
google
rec6
twitter
yahoo my web
stumble upon




