O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Nova Brasil FM

login esqueci
minha senha
Cadastre-se no site da Nova Brasil FM
Cristiane Tavares
terça-feira, 24 de março de 2009

Inculta e bela

postado às 19h03 por Cristiane Tavares | 2 comentários

Já está em vigor, desde 1º de janeiro deste ano, o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. No Brasil, 0,5% das palavras sofrerão modificação, enquanto em Portugal esse  índice chega a 1,6% do vocabulário total. Em terras lusitanas, 57% das pessoas são contra a aplicação do acordo! Por aqui, até o momento, ninguém fez abaixo assinado. Então, o negócio é se conformar e estudar as novas regras.

Vamos lá. Vou citar algumas só

As letras “k”, “w” e “y” fazem parte oficialmente do alfabeto. Pode pedir um suco de kiwi sem peso na consciência.

O trema, que o Word insiste em colocar nos textos (coitado, ele ainda não foi atualizado), sumiu. Eloqüência vira eloquência. (a pronúncia, no entanto, não é alterada). E pode ter certeza que virá grifado em vermelho. Pinguim, linguiça e delinquente seguem o mesmo caminho.

Ditongos abertos (ei, oi) não serão mais acentuados em palavras paroxítonas. Só nas paroxítonas, hein? Tá fácil,olha só: assembléia vira assembleia. (grifou de novo de vermelho). Coréia do Sul vira Coreia do Sul (Corêia, né). Plateia, colmeia, paranoia, heroico seguem a mesma trilha. Ficou estranho!

Já nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas, o acento continua. Por exemplo: herói, anéis, papéis, céu, ilhéu.

Agora sem olhar, repete tudo que falei. rs

Tá bom, ta bom. Continuemos...

Os hiatos “oo” e “ee” não têm mais acento circunflexo. Vôo vira simplesmente voo.  Lêem vira leem.  Povôo vira povoo. Crêem vira creem.  Conseguem crer? Acho essa a mudança mais difícil de acostumar.

Já o emprego do hífen é uma enciclopédia a parte.

Pára-quedas vira paraquedas.

Manda-chuva vira mandachuva.

O hífen desaparece quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplo: infra-estrutura vira infraestrutura.

Já se o segundo elemento é iniciado por B, H ou R, o hífen retorna. Exemplo: subepático fica sub-hepático.

O hífen desaparece com o prefixo “bem”. Bem-feito e bem-querer são aglutinadas e viram benfeito e benquerer.

Já o prefixo terminado em “R” mantém o hífen, quando o segundo elemento é iniciado por “H” ou “R”. Super-homem e inter-relação ficam assim, iguais.

Já estou ficando atrapalhada. Melhor parar por aqui.

Amo a Língua Portuguesa, sempre foi minha disciplina favorita, mas tenho que reconhecer. É um verdadeiro enigma.

Se você quiser uma fonte de consulta, indico esse link http://www.abril.com.br/reforma-ortografica

Fiquem agora com um poema de Olavo Bilac, em homenagem ao nosso idioma. A “última flor” é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim. O termo “inculta” fica por conta de todos aqueles que a maltratam (falando e escrevendo errado), mas que continua a ser bela.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Olavo Bilac


Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

olavobilac

contato: ctavares@novabrasilfm.com.br

posts anteriores: www.novabrasilfm.com.br/blog/cristiane-tavares

 

comentários dos ouvintes:
  • Esther de Lima Bico - terça-feira, 24 de março de 2009 | 19h33
    Lembrando que a referência do brasileiro é o americanizado, refiro-me à escolha de nome para as crianças quando nascem, desconhecendo que a origem das linguas é o latim. Mabel é como se escreve no latim, significa amável e sua pronuncia é Meibel.
  • Esther de Lima Bico - terça-feira, 24 de março de 2009 | 19h27
    A falta do conhecimento leva à inocência e só aquele que observa consegue sentir tal beleza, a pureza. Que bom se pudesse ser sempre assim.

Para comentar neste blog é necessário estar cadastrado e logado.

E-mail: Senha:

esqueci minha senha | quero me cadastrar

especiais Nova Brasil FM

Elas

A música na doce voz das grandes artistas da MPB

ao vivo

no ar

enquete radar

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, é hoje a personalidade mais influente do mundo?

top 10

  • Zélia Duncan
    Borboleta
  • 02
    Ana Carolina
    Problemas
  • 03
    Marisa Monte
    Ainda bem
  • 04
    Seu Jorge
    Quem não quer sou eu
  • 05
    Oswaldo Montenegro
    Eu quero ser feliz agora
  • 06
    Marcelo Jeneci
    Felicidade
  • 07
    Maria Rita
    A história de Lilly Braun
  • 08
    Maria Gadú e Caetano Veloso
    Rapte-me Camaleoa
  • 09
    Nando Reis
    Agora só falta você
  • 10
    Luiza Possi
    Vem ver

nova twitter

Siga a Nova Brasil FM no Twitter!

Bom dia, modernos! Uma ótima terça-feira a todos!

há aproximamente 2 horas

Assista a vídeos e clipes

dê o seu recado

“Gostaria de ouvir um encontro de Maria Rita e Elis Regina.De geração para geração faz este encontro ser maravilhoso! Um beijo a todos! Ivanira Guarulhos ”

ivanira vicente de freitas, Guarulhos - SP

ver mais recados mande o seu

desenvolvimento

AgênciaDot. Comunicação